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Cuidados com a hélice de sua aeronave

A combinação de motor e hélice é uma das mais delicadas de uma aeronave. O motor é o responsável por produzir o maior torque possível e à hélice, a tarefa não menos difícil, de transformar esse torque em empuxo. Mantida constantemente no limite de sua resistência, a hélice precisa ser protegida de forças mecânicas excessivas.

Na história da aviação, vários materiais já foram usados e testados para esta função, como a madeira e o alumínio.

Hélices de madeira suportam altas forças centrífugas, são resistentes à corrosão e flexíveis, no entanto, é uma superfície vulnerável aos impactos de pedriscos, produzindo erosão. Água da chuva também pode ser inimiga deste material. Quem utiliza hélices de madeira, deve sempre estar atento a sinais de erosão acentuada e substituí-la na hora certa.

Já hélices de alumínio são altamente resistentes à erosão, mas pouco à corrosão. O cuidado com este tipo de hélice deve ser de eliminar as rugosidades que se formam, limpando a superfície dos bordos de ataque. Com a formação de “mossa” (pontos onde objetos mais duros criaram algum dano), a vibração pode aumentar, levando a pá a uma fratura.

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